Como montar pratos divertidos para os pequenos

A hora das refeições pode ser um verdadeiro teste de paciência para os pais de crianças de todas as idades. Mas com criatividade, comer com os pequenos pode se tornar muito divertido!

Quem convive com crianças sabe que, em algumas fases, a alimentação delas é prejudicada por fatores como picos de crescimento, falta de atenção e a ansiedade por exercer atividades mais dinâmicas — ou por aquela televisão ligada na sala na hora do almoço! Isso é completamente normal, mas exige dos responsáveis mais paciência e criatividade para que não sobre “nem um grãozinho de arroz no prato”.

É importante entender que mesmo sendo difícil competir com certos estímulos, as crianças precisam de uma alimentação completa e regrada, que acostume seus cérebros a uma rotina, a horários. Isso vai fazer com que elas sintam fome em horários certos e que seus organismos estejam programados para ter momentos mais calmos naquelas horas determinadas.

Essa rotina alimentar inclui algumas regras que devem ser seguidas no intuito de gerar bons hábitos que serão seguidos para o resto da vida. Então:

Não dê muitas opções de comidas para a criança, isso gerará uma ideia de que ela pode comer o que quiser na hora em que quiser — e você acha que ela vai escolher a salada ou a batata frita?

Não proíba a criança de experimentar novos sabores e pratos, mesmo que eles não estejam incluídos na alimentação cotidiana dela. Permitir certos “abusos” nos fins de semana ou em festas não fará mal desde que a quantidade seja controlada.

A nossa última dica, mas não menos importante, é tornar o prato servido à criança mais atrativo, e existem várias formas de fazer isso. Você pode usar métodos como preparar alimentos que as crianças adorem combinados com outros, que não fazem a cabeça delas. Fazer apresentações coloridas e criativas também ajuda muito na hora da refeição! Veja alguns exemplos.

Para crianças mais novas, formar carinhas com as frutas pode ser uma grande solução! Use uma banana como boca, uvas e uvas-passas como olhos, morango como nariz, formando um belo personagem.

Para te dar uma forcinha na hora de convencer os pequenos a comer uma bela salada de folhas verdes, utilize as folhas como um ninho de passarinho. Para compor os passarinhos, você pode cozinhar ovos ou ovinhos de codorna, compondo os olhos com pedacinhos de azeitona ou outro vegetal da cor desejada. Cortar espigas de milho em rodelas grossas também pode resultar em belos pássaros!

Já pensou em criar carinhas nas almondegas? Pois é! Com rodelinhas de queijo e pedacinhos de azeitonas pretas, você faz olhinhos bem divertidos, e tomatinhos formam bocas perfeitas! Galhos de salsinha viram cabelo em um minuto!

Outra dica bem legal é abusar dos purês de vegetais. Por terem aquela textura, eles viram personagens e objetos com a maior facilidade. Depois, basta escolher outros legumes e verduras para compor os desenhos.

Os sanduiches são ótimos para criar figuras e personagens! Corte as fatias de pão em tamanhos e formatos diferentes, use queijo para delimitar um rosto, rodelinhas de cenoura como nariz, palitinhos de pepino como bigodinhos e aquela ideia do queijo branco com pedacinhos de azeitona para os olhos. Torradinhas redondas com pastinha de algum sabor saudável (nada de industrializados!) viram orelhas, e você servirá um lanche em forma de ratinho fofo para seu pequeno!

Fonte: Tudo Gostoso