Power Shots – Bebibas supernutritivas

Já ouviu falar de power shots? Tratam-se de bebidas feitas com superalimentos e que devem ser consumidas em doses pequenas (shots) ao longo do dia. Segundo a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, as bebidas nutritivas trazem diversos benefícios à saúde e são ideais para complementar a rotina de dietas. “A proposta dos ‘power shots’ é ingerirmos bebidas saudáveis (que podem ser sucos ou chás) em doses menores, mas muito mais nutritivas. Por isso, eles são feitos à base dos chamados superalimentos, que possuem, vitaminas e minerais e alto teor de bioativos, ideais para potencializar as refeições diárias”.

Em jejum, a pedida da nutricionista é apostar em combinações capazes de ativar o metabolismo, como gengibre (termogênico natural que acelera a queima de gordura) e limão (fruta potente para limpar o organismo e ajudar a perder calorias). Outros mais energéticos, que tragam beterraba e biomassa de banana verde, por exemplo, são ideais para o almoço ou à tarde. Entre os alimentos mais utilizados nas composições se encaixam ainda: inhame, couve, espinafre, maçã verde , pitangas, pimenta caiena, spirulina, maca peruana, água de coco, cúrcuma, entre outros.

A cúrcuma é rica em potássio, vitaminas C e B6, e tem poder de controlar a pressão arterial, é anti-inflamatório, antioxidante, protege as células de radiciais livres e ainda auxilia na imunidade e ativação cerebral. Já a spirulina tem muita proteína, ferro, magnésio, betacaroteno, entre outros. Além de ajuda na saciedade, tem efeito antioxidante e reduz colesterol. “”Ela é rica em aminoácidos essenciais, que são aqueles que nosso organismo não consegue sintetizar, e portanto temos que buscar na alimentação”, afirma Renata. Também por isso, é uma ótima opção suplementar para atletas.

A profissional garante que, embora muita gente estranhe algumas combinações, elas são saborosas. “As combinações são pensadas para garantir os benefícios para a saúde, sem deixar de lado o sabor. Em alguns casos, a água de coco pode entrar lugar da água comum, por exemplo”. O ideal é não adoçar as bebidas, mas, caso seja necessário, ela sugere colocar um pouco de açúcar mascavo.”

A nutricionista preparou algumas receitas de sucos e chá super nutritivos, que podem ser feitos em casa e separados em doses de power shots para o dia a dia.

CHÁ GELADO DE GENGIBRE (para a manhã)
500 ml de água.
2 cm de gengibre picado.
Suco de 1 limão.

Ferva a água com o gengibre picado. Leve à geladeira para esfriar. Acrescente o suco de limão na hora do consumo.

SHAKE DE MAÇÃ COM BETERRABA (para o almoço)
1 colher de chá de gengibre ralado.
½ xícara de beterraba crua picada.
2 maçãs picadas.
2 colheres de sopa de biomassa de banana verde.
1 xícara de chá de água.
3 colheres de sopa de açúcar mascavo (opcional).

Bata tudo no liquidificador, coe, leve para gelar e beba em seguida.

CHÁ DE ERVAS COM PIMENTA (para a tarde)
200 ml de água.
1 folha de erva doce.
5 folhas de hortelã.
1 colher de café de pimenta caiena em pó.

Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente as ervas e a pimenta. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Beba em seguida.

SUCO CÍTRICO COM CÚRCUMA (para a noite)
Suco de 2 limões.
Suco de 2 laranjas.
1 colher de sopa de cúrcuma.
500 ml de água.
4 colheres de sopa de açúcar mascavo (opcional).

Esprema os limões e as laranjas. Bata com os demais ingredientes. Leve para gelar e sirva em seguida.

Fonte: Marie Clair