Mitos sobre a alimentação

Desde os tempos da vovó (e até mesmo antes disso), os mitos sobre alimentação foram criados e atravessaram a barreira do tempo. E eles são inúmeros: vão desde o aviso de que beber água durante a refeição engorda, até que chocolate dá espinhas. E há quem jure de pé juntos que isso tudo é verdade.

Porém, a vovó às vezes também tinha razão – e precisamos dar o devido mérito a ela! -, como quando dizia que comer cenoura ajudava com a visão. Ela contém vitamina A e E, que são essenciais para os olhos.

A fim de desmistificar essas lendas que cercam nossas vidas, o Universo Jatobá escolheu 10 mitos para explicar a verdade. Afinal…quem nunca passou momentos de tensão ao ver em sua frente uma manga e um copo de leite e pensou: “será que mata mesmo?”?!

1 – Alimentos diet são menos calóricos que os convencionais

Esse é um dos erros mais comuns cometidos por que quer perder peso. Isso acontece porque os alimentos diet têm o mesmo valor calórico que os outros, enquanto os light e zero realmente contam com menos calorias.

2 – Comer antes de dormir engorda

Muitas pessoas comem menos ou até mesmo não jantar, só para perder peso. Porém, o horário da alimentação nada tem a ver com o emagrecimento, mas sim a quantidade de calorias consumidas ao longo do dia. Além disso, ir dormir com fome faz com que o organismo desacelere o metabolismo, fazendo com que o ganho de peso seja quase inevitável.

3 – Açúcar faz com que crianças fiquem hiperativas

Tudo bem que o açúcar é um alimento energético e fornece calorias, mas não é o bastante para deixar as crianças hiperativas. Tudo o que o excesso de açúcar causa na vida dos pequenos é uma possível obesidade.

4 – Beber água durante as refeições engorda.

A água não tem calorias e, por isso, não engorda. O que pode acontecer é, caso o consumo de água seja excessivo durante a refeição, atrapalhar no processo digestivo. Vale lembrar que ingerir até 200 ml de água por refeição não faz mal algum.

5 – Beber água em jejum emagrece

Tomar água ajuda na saciedade, mas não existe nenhuma comprovação de que tomar o líquido em jejum realmente ajude no emagrecimento ou até mesmo a reduzir medidas.

6- Suco de beterraba evita a anemia

Talvez o erro seja cometido por causa da cor da beterraba, que lembra o sangue. Porém, ela contém pouco ferro consumido pelo organismo. A carne vermelha, por exemplo, possui sete vezes mais ferro.

7 – Água com açúcar acalma

A água não contém nenhuma propriedade calmante ou sedativa. Mas ela realmente provoca a sensação de bem-estar, devido ao açúcar metabolizado e transformado em glicose, que produz certos neurotransmissores, como a serotonina.

8 – Margarina é mais saudável que manteiga

Na verdade o que acontece é o contrário. A margarina possui gordura trans, pois sofre processo de hidrogenação para ficar com a consistência correta. Esse tipo de gordura o LDL-colesterol, tornando-se um alimento nada saudável.

Vale lembrar que já existem no mercado margarinas sem gordura trans. Elas podem, sim, ser mais saudáveis que a manteiga.

9 – Vitamina C previne gripes e resfriados

Esse mito é até triste de ser revelado, mas não, vitamina C não previne gripes ou resfriados. Na verdade, ele é ótimo para amenizar os sintomas da gripe e aliviam o mal-estar.

10 – Beber leite com manga pode matar

Bom… Nesse caso não é preciso nem contar que é mito, né? Faça uma vitamina de manga e comprove! Você sobreviverá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *