Benefícios do frescobol

Quando o seu lazer vira esporte, a sua saúde agradece. Esse é o caso de quem pratica o frescobol. A atividade que nasceu nas praias brasileiras como uma forma de diversão à beira-mar, hoje é encarada como uma ótima opção de exercício físico, além de uma terapia relaxante para “desestressar” a mente no dia a dia.

O frescobol surgiu na década de 40 nas praias do Rio de Janeiro (principalmente em Copacabana), após a 2ª Guerra Mundial (1945-46). O objetivo principal do jogo é fazer a maior sequência de golpes com as raquetes mantendo a bolinha no ar. Por isso, diferentemente da maioria dos outros esportes, o frescobol não tem um adversário ou disputas, ele é um jogo coletivo, em que um parceiro depende do outro para o jogo fluir.

Quais são os benefícios do frescobol para a saúde?

Assim como quase todos os esportes de raquete, o frescobol pode ser considerado também uma atividade completa. Ou seja, durante a prática, nós movimentamos praticamente todos os músculos do corpo e, com a vantagem, de ser jogado na areia da praia, onde o esforço de locomoção é maior, dando mais resistência física e forças nas pernas.

– Emagrecimento saudável: Por ser uma atividade muito aprazível de se praticar, nós perdemos peso naturalmente e sem perceber. Apesar de ser encarada mais como uma brincadeira, o frescobol é um jogo que exige bastante preparo físico. Estipula-se que, se houver constância de golpes, você pode queimar até 500 calorias por hora.

– Fortalecimento dos músculos: É um jogo que trabalha com praticamente todos os membros do corpo e de forma constante. Há uma grande movimentação dos braços, ombro, peito, costas, coxas, panturrilhas e glúteos, desenvolvendo e tonificando naturalmente a musculatura.

– Relaxamento da mente: Jogado à beira-mar, ao ar livre, em contato com a natureza, o frescobol também é tratado como uma terapia para a cabeça. Durante a prática, nós nos desligamos um pouco do mundo e o foco é apenas acertar a bolinha. Isso também gera um alto poder de concentração.

– Equilíbrio corporal: A atividade também proporciona uma consciência muito maior do nosso corpo. O frescobol trabalha também a coordenação motora, reflexos e ações de improvisos a cada jogada.

– Melhora a flexibilidade: O frescobol está relacionado também à mobilidade das articulações, deixando o corpo mais solto, ampliando o alcance dos braços e pernas.

– Fortalece o coração: A constante movimentação também auxilia o maior fluxo sanguíneo, fazendo com que o coração bata mais forte e acelerado. Além disso, o prazer da prática libera mais adrenalina e endorfina ao organismo, substâncias que também acompanham as batidas do coração.

– Aumenta a autoestima: Quando estamos bem, praticando alguma atividade que nos gera prazer e satisfação, e, além disso, começamos a acompanhar bons resultados no corpo, naturalmente a nossa autoconfiança aumenta. Nós passamos a nos ver diferentes, mais bonitos e saudáveis.

Hidrate-se: saiba o que beber antes e depois o jogo de frescobol

Com a exigência física que o frescobol traz, a atividade faz o corpo suar muito, por isso, a hidratação antes e depois do jogo é fundamental. Além da água potável natural, nós podemos repor os sais minerais perdidos com bebidas funcionais, como a água de coco, sucos integrais de polpas de frutas e vitaminas, além dos isotônicos naturais.